O impacto do CONLUBRA nos media
Realizou-se nos dias 13, 14 e 15 de julho, na Universidade do Minho, o Congresso Luso-brasileiro de Educação Inclusiva (CONLUBRA), evento que resulta de uma parceria entre o CIEC-IE, a Universidade Federal de Pelotas, Brasil, e a Associação Nacional de Docentes de Educação Especial (Pró-Inclusão).
Estiveram envolvidas mais de duas centenas de participantes oriundos de Portugal, Espanha, Brasil, Angola, Moçambique e Cabo Verde, que, durante três dias, discutiram a abrangência, a complexidade e a inovação que caracteriza ou deve caracterizar atualmente a educação inclusiva, entendida como um bem comum e integrante dos direitos e deveres humanos.
A Direção da Pró-Inclusão atribuiu ainda medalhas de mérito a personalidades que, ao longo da sua vida, se têm destacado pelo seu trabalho em prol de uma educação inclusiva e de qualidade para todos, como é o caso da investigadora do CIEC e Diretora do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial, Professora Ana Maria Serrano.
No canal do You Tube da Universidade do Minho, o evento foi objeto de reportagem (ver vídeo no topo), havendo uma recolha de declarações do Ministro da Educação, João Costa, do Reitor da UMINHO, Rui Vieira de Castro, e da investigadora do CIEC, Ana Pereira, coordenadora do COLUNBRA. Em declarações à Rádio Universitária do Minho, Rui Vieira de Castro considera mesmo que a qualidade do trabalho realizado na academia [na área da educação inclusiva] por um pequeno grupo de investigadores consegue ter um grande impacto a nível nacional e internacional.
O evento esteve em destaque nos media, nomeadamente no:
A próxima edição do Congresso Luso-brasileiro de Educação inclusiva realizar-se-á no ano de 2024, no Brasil.