voltar À página anterior
30/11/2023

Concurso de Bolsas de Doutoramento da FCT do ano de 2023 | Doutorandos CIEC

Nome: M. Madalena Torres

Título do projeto: Investigação-ação como estratégia de cocriação de um protótipo eco-geodidático para a promoção da Literacia Ambiental na Educação Pré Escolar (2023.01327.BDANA)

Resumo:Este é um estudo multidisciplinar que explora uma interface entre Ciências da Educação, Geociências e Design, com vista ao desenvolvimento de um subproduto (recurso didático) que valorizará o catálogo da empresa, Mercado da Pedra, que dá acolhimento e mote a este projeto. Com percentagens de desperdício acima dos 30%, os resíduos de Pedra Natural são fornecidos pelo Mercado da Pedra como matéria-prima para desenvolver o objeto de estudo. A especialização favorece o valor acrescentado de novos produtos, que aqui se desenham aplicando processos de co-criação, colmatando

lacunas em Educação Ambiental para a Sustentabilidade em Jardins de Infância. Seguindo uma metodologia de investigação-ação, analisa-se o envolvimento de alunos e educadores na co-criação de um recurso ecogeodidático, validando o grau de aceitação. A produção deste recurso por técnicas de manufatura mista e aditiva (respeitando princípios de circularidade e eco-design), visa maximizar o aproveitamento de resíduos de Pedra Natural – fragmentos e lamas - num subproduto de alta especialização.

Orientadores: Teresa Vilaça (CIEC), Bruno Figueiredo (Lab2PT) e Raquel Brito (Cooorientadora da empresa Mercado da Pedra - Comércio de Rochas Ornamentais Lda)

Nome: João Paulo Saraiva Santos

Título projeto: Intervenção na linguagem oral e literacia emergente em crianças com e sem surdez: Um estudo controlado em contextos inclusivos (2023.00670.BD)

Resumo: A natureza das relações entre as linguagens oral e escrita faz com que a sensibilidade infantil à estrutura sonora das palavras desempenhe um papel preponderante na assimilação do código alfabético, sendo a consciência fonológica um indicador de competência no domínio destas relações indispensáveis à aprendizagem da leitura e da escrita. Em Portugal, constata-se uma escassez de estudos, formação e de conhecimentos, nestes domínios em crianças com surdez. O presente projeto de investigação propõe a implementação de um programa de intervenção híbrido, que congrega recursos digitais e tradicionais, em crianças com e sem surdez em idade pré-escolar, de modo a avaliar a sua eficácia como uma abordagem válida no desenvolvimento da consciência fonológica e no domínio das letras em crianças que frequentam escolas de referência para a educação bilingue, de forma a garantir uma educação inclusiva de qualidade às crianças em idade pré-escolar com a condição de surdez.

Orientadores: Anabela Cruz-Santos (CIEC) Pascale Engel de Abreu (Universidade de Luxemburgo)

Nome: Adriana Cunha

Título do projeto: Formação de professores em tempos de mudança e o papel do estágio na construção do conhecimento profissional: Um estudo misto (2023.01376.BD)

Resumo: O setor da educação atravessa um momento crítico não só devido à atual conjuntura de contestação por parte dos professores, mas sobretudo à necessidade de recrutar e formar professores face ao envelhecimento do corpo docente, e consequente aposentação. Neste sentido, a formação de professores constitui uma temática absolutamente central no momento atual e futuro do país e as mudanças futuras que as atuais circunstâncias de crise na Educação irão gerar impulsionam a necessidade de se discutir o lugar do estágio na formação inicial e de acompanhar as alterações legislativas que virem a ser produzidas neste âmbito.

Neste projeto pretende-se, por isso, estudar o estágio enquanto componente do currículo de formação de professores e analisar o seu papel no desenvolvimento de conhecimentos e competências profissionais necessários ao exercício da profissão, bem como a sua articulação com as restantes componentes curriculares de formação.Este projeto assenta numa abordagem metodológica mista que combina uma diversidade de técnicas bem como as perceções e experiências de alunos estagiários, de supervisores e de orientadores cooperantes e é ainda mais relevante num tempo em que se anunciam mudanças na formação de professores, nomeadamente no modelo de estágio, processo que se pretende acompanhar e investigar.

Orientadora: Maria Assunção Flores (CIEC)

Nome: Maria da Silva Torres

Título do projeto: Crianças com necessidades especiais: processos de inclusão e relação quotidiana com os pares em contexto pré-escolar (2023.04579.BD)

Resumo: Sob a vigência do novo regime jurídico para a Educação Inclusiva (DL 54/2018, 6/07, atual Lei 116/2019, de 13/09), e prosseguindo o escopo de uma escola de e para todos/as, alicerçada em aprendizagens colaborativas positivas e não apenas na simultaneidade do tempo e do espaço pedagógicos, o Projeto de Doutoramento em Estudos da Criança intitulado “Crianças com necessidades especiais: processos de inclusão e relação quotidiana com os pares em contexto pré-escolar”, orientado pela Doutora Ana Paula da Silva Pereira e pelo Professor Manuel Jacinto Sarmento, propõe-se analisar o processo de inclusão, suas oportunidades e constrangimentos, entre crianças com e sem necessidades especiais, na dialética das relações do quotidiano pré-escolar. A pesquisa empírica, privilegiadamente assente em métodos qualitativos e de orientação etnográfica, procurará evidenciar processos, causas e significados relacionais de (in)aceitação, considerando as várias dimensões e níveis de análise: societal, organizativo-institucional e relacional. O estudo inscrever-se-á numa matriz teórica original, que cruzará os "Inclusion Studies" com a Sociologia da Infância, correspondendo aos desenvolvimentos recentes dos dois campos teóricos e às suas implicações comuns na Educação Inclusiva.

Orientadores: Ana Paula Pereira (CIEC) e Manuel Sarmento Pereira (CIEC)

Nome: Vilma Silvestre

Título: Infâncias atrás das grades: direitos das crianças a viver com mães em situação de reclusão (2023.00503.BD)

Resumo: O lugar que a criança ocupa na sociedade tem sido amplamente discutido pela Sociologia da Infância, que tem contribuído para o seu reconhecimento como sujeito de direitos e privilegiado a sua participação ativa nos processos de investigação. Contudo, as crianças que vivem com as mães em contexto prisional são ainda consideradas socialmente invisíveis, pelo que o modo como experienciam a infância atrás das grades e veem a sua condição enquanto sujeitos ativos de direitos carece de maior investigação científica, nacional e internacionalmente. Procurando responder a estas questões, desenvolveremos uma investigação qualitativa enquadrada no paradigma interpretativo, recorrendo ao estudo de caso, com enfoque nas crianças, em dois estabelecimentos prisionais femininos portugueses. Os dados serão recolhidos através de metodologias visuais usadas com crianças, observação participante, entrevista e análise documental. A investigação incluirá também as mães, guardas prisionais, educadores da creche prisional e elementos da direção da prisão como fontes de informação.

Orientadoras: Natália Fernandes (CIEC) e Ana Isabel Sani (CIEC)

Tablet and mobile version not available yet..