voltar À página anterior
18/7/2022

CIEC colabora com o “Verão no CAMPUS”

As investigadoras do CIEC Cristina Sylla e Maitê Gil com participantes da primeira sessão: “NARRATIVAS DIGITAIS INTERATIVAS NA EDUCAÇÃO”

Entre 18 e 22 de julho de 2022 a Universidade do Minho acolhe 336 jovens do ensino secundário de todo o país, no âmbito do programa científico “Verão no Campus” (VnC).

Os participantes chegam dos distritos de Braga, Aveiro, Beja, Bragança, Funchal, Leiria, Lisboa, Porto, Viana do Castelo e Viseu. Nos laboratórios e nas cidades de Braga e Guimarães vão ter o apoio de 33 monitores e mais de 50 investigadores/professores da UMinho, entre eles os investigadores do CIEC Cristina Sylla, Maitê Gil, Carla Antunes, Anabela Cruz dos Santos, Paula Martins, Sara Reis e Isabel Viana.

A primeira sessão dinamizada por membros do CIEC decorreu hoje, 18 de julho, das 10h30-12h30, intitulada “Narrativas Interativas Digitais na Educação”. A temática está associada ao projeto de investigação  “Era uma Vez: um Kit de Ferramentas para Promover o Desenvolvimento de Multiliteracias, Competências Sociais e Sensibilidade Intercultural”, que investiga o potencial das  Narrativas Interativas Digitais na Educação Pré-escolar e no 1º ciclo. Durante o encontro, os participantes foram desafiados a criar as suas próprias narrativas interativas, abordando diferentes conteúdos trabalhados ao longo do Ensino Secundário.

Amanhã, dia 19, os “jovens” alunos serão recebidos entre as 9h30 e as 12h30 na sessão de “Expressão Dramática” pela investigadora do CIEC Carla Antunes. Já entre as 14h e as 17h15 do mesmo dia, as investigadoras Paula Martins e Anabela Cruz dos Santos dinamizam a sessão ” VIAGEM À VOLTA… DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA”. Na tarde do dia 21, no mesmo horário, é a investigadora Sara Reis a responsável pela sessão “Estudar Literatura para a infância, uma aproximação com todo(s) o(s) sentido(s)”. A participação dos investigadores do CIEC conclui-se no dia 22, entre as 9h30-12h30 com a sessão ” A CIDADANIA SAI À RUA: VAMOS COLORI-LA COM ARTE”, conduzida pela investigadora Isabel Viana.

Este ano assinala-se a 14ª edição do evento do qual já participaram mais de 4000 jovens de quatro continentes, desde a sua primeira edição, em 2009.

Tablet and mobile version not available yet..